"DICAS PARA SUA SAÚDE"
Os alimentos que eliminam a temida barriga
Veja nossas dicas para você ter aquela barriga que sempre sonhou: lisa e sem ondulação!
Aquela barriguinha saliente, que tanto incomoda, pode ter diversas causas: genética, alteração hormonal, retenção de líquido, excesso de peso e má postura. Mas certos alimentos também levam a distensão abdominal.
Pão branco e massas: alimentos feitos com a farinha refinada fornecem um carboidrato suscetível a fermentação e produção de gases que levam à distensão abdominal. Pessoas com hipersensibilidade ao glúten (proteína presente no trigo) ou com doença celíaca podem apresentar ainda sintomas como a flatulência.
Sugestão saudável: opte por pães e massas integrais, ricos em fibras.
Açúcar: Sugestão saudável: tente abandonar o uso excessivo de açúcar e, aos poucos, descubra o sabor natural dos alimentos.
Bebida alcoólica: Sugestão saudável: evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
Refrigerante: estufa a barriga por causa da presença do gás e pelo açúcar contido em algumas bebidas. Sugestão saudável: prefira sucos de frutas naturais.
Feijão:Sugestão saudável: eliminar o alimento da dieta não é uma boa opção, devido ao grande valor nutricional. Deixar de molho e trocar de tempos em tempos a água dos grãos, antes de cozinhar, ajudam a reduzir o problema da formação de gases.
Repolho e couve-flor: Sugestão saudável: seu consumo não deve ser desestimulado, pois muitas pesquisas mostram seus efeitos positivos na prevenção de doenças crônicas.
Pimentão verde: Sugestão saudável: prefira pimentão amarelo ou vermelho.
Laticínios:Sugestões saudáveis: leite de cereais (quinoa, arroz); leite de sementes (gergelim, girassol); leite de oleaginosas (amêndoas, castanha-do-pará); extrato de soja.
Produtos industrializados (bolacha, refrigerante, macarrão pronto, embutidos): Sugestões saudáveis: opte por frutas e alimentos naturais, integrais, sem corantes ou conservantes.
Veja outras dicas para uma barriguinha mais enxuta:
- Mastigue lentamente os alimentos;
- Evite beber líquidos em excesso durante as refeições;
- Prefira alimentos integrais ricos em fibras;
- Tenha o hábito de tomar água ao longo de todo o dia;
- Pratique atividade física: além de queimar calorias isso ajuda no bom funcionamento do organismo de maneira geral;
- Aumente o consumo de alimentos diuréticos, como erva doce, salsão, coentro, berinjela, endívias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia e maracujá.